sábado, 10 de setembro de 2016

Temer responde junto com Dilma por contas da campanha, diz TSE

Brasil

Temer responde junto com Dilma por contas da campanha, diz TSE


Fabio Rodrigues Agência Brasil
  
No fim de agosto, a delegada Janaína Gadelha, da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal, pediu que o TSE identificasse os responsáveis pela apresentação da prestação de contas de 2010 da chapa de Dilma-Temer. A informação é para ser usada em um inquérito policial aberto neste ano.

Na resposta à Polícia Federal, o TSE anexou o protocolo de entrega da prestação de contas da chapa formada por Dilma e Temer. O documento é datado de 30 de novembro de 2010 e traz as assinaturas de Dilma, Temer e Filippi Júnior, ex-deputado e à época administrador financeiro da campanha presidencial.

O tribunal citou diversas normas e resoluções para informar à PF que a então candidata à Presidência, o candidato a vice-presidente e o tesoureiro da campanha respondem conjuntamente pelas contas eleitorais.

Inconformados com o resultado das urnas, o PSDB, de Aécio Neves, candidato derrotado, entrou com ação no início de 2015, pedindo a cassação da chapa composta vencedora por abuso de poder. A acusação se baseia nos vazamentos seletivos da imprensa sob a justificativa de que o PT teria recebido recursos de campanha de empresas envolvidas na Lava Jato nas eleições presidenciais.

Após romper com o governo, Temer, que é professor de Direito Constitucional, entrou com recurso afirmando que apesar de compor a chapa, a prestação de contas eram apartadas e, portanto, a prestação de contas não respondia solidariamente.

Coincidência ou não, a resposta do TSE só veio após a consumação do golpe contra a presidenta Dilma, ainda que se trate das contas de 2010 e não de 2014, alvo da ação do PSDB. Vale lembrar que o presidente do TSE é o ministro Gilmar Mendes.


Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: